Enquanto muitas pessoas acreditam que nesta quinta-feira (15) deveria ser celebrado o 50º aniversário da famosa personagem do cartunista argentino Joaquín Lavado Quino, a contestadora das tirinhas em quadrinho Mafalda, o próprio desenhista afirma que a data oficial de seu “nascimento” é em 29 de setembro de 1964, e por isso, o quinquagésimo aniversário da garota preocupada com a humanidade e a paz mundial será só em 2014.

Para Quino, a data oficial do nascimento de Mafalda é 29 de setembro de 1964, quando a tirinha da menina foi publicada pela primeira vez na revista Primera Plana, e não em março de 1962, quando foi criada para uma campanha publicitária do jornal Clarín, que nunca foi veiculada. “Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto”, afirma o comunicado que encabeça o site oficial do autor.

“Pensar em uma cronologia para um personagem de tirinhas é difícil, a Mafalda continua sendo uma menina e sempre será assim, por isso Quino considera que o aniversário de Mafalda é o dia de sua primeira publicação em meios gráficos”, destaca o site. E por fim, convida a todos a “festejar dentro de dois anos” o aniversário oficial.

As tirinhas da Mafalda trazem uma menina de tradicional família de classe média argentina, que frequentemente se rebela com o estado atual do mundo. As suas histórias tiveram uma alta popularidade na América Latina e na Europa até 1973, quando deixaram de ser editadas, por decisão do autor.

Mafalda é tão importante em seu país que em 2005 a garota ganhou, em Buenos Aires, a “Praça Mafalda”, com um parque infantil temático com murais, jogos e quadrinhos. A praça, situada no bairro portenho de Colegiales, foi declarada primeiro espaço turístico infantil da cidade, e está enquadrada dentro de um programa do Governo portenho para homenagear figuras da cultura argentina.

E não foi apenas com uma praça que a famosa personagem de historinhas em quadrinho foi agraciada na capital da Argentina. Em 2009, Mafalda ganhou também uma estátua. Feita a uma escala humana, a escultura que permite a quem passa sentar-se ao lado da garota, fica no bairro de San Telmo, em frente à casa onde viveu Quino.

Apesar de seu desaparecimento dos jornais, qualquer pessoa que deseja ler as suas historias, pode encontrá-las no livro “Toda Mafalda”, de Quino, ou nos livretos “Mafalda”, datados de 1966 a 74, que trazem todas as tirinhas da garota. Além disso, há também a série animada de 81 intitulada El mundo de Mafalda e o filme Mafalda, La película, de 82, ambos disponíveis no Youtube, na língua espanhola.
Quino também tem conflito com sua data de nascimento

Curiosamente, talvez a explicação para o conflito da data de nascimento da Mafalda está no próprio autor, que também possui duas datas para celebrar seu aniversário. Apesar de ter nascido em 17 de julho de 1933, na cidade de Mendonza, na Argentina, os documentos de identidade de Quino registram que o cartunista nasceu em 17 de agosto.

Fonte: Sul21